Defesa Civil homenageia parceiros com medalha

27/08/2002 - 19h48

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Integração Nacional vai homenagear amanhã as pessoas e instituições que contribuem para melhorar a segurança da população, a prevenção contra desastres e o alívio do sofrimento das vítimas de catástrofes. O ministro Luciano Barbosa vai entregar pela primeira vez a Medalha Defesa Civil Nacional a 52 parlamentares, autoridades civis e militares que se destacaram ao colaborar com o trabalho da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). A cerimônia está marcada para as 10 horas, no Palanque Monumental do Quartel-General do Exército, em Brasília.

Entre os escolhidos para receber a medalha estão cinco ex-ministros da Integração Nacional: o presidente do Senado Federal Ramez Tebet, os senadores Fernando Bezerra e Ney Suassuana, Dayse Kinzo, Augusto Sanguinetti e Simão Cirineu. Também vão ser homenageados, o vice-presidente da República, Marco Maciel, a presidente do Comunidade Solidária, Ruth Cardoso, o presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, e 14 representantes dos órgãos estaduais de Defesa Civil.

Durante a cerimônia, um dos agraciados, escolhido por ato de bravura, receberá a homenagem com destaque. O oficial bombeiro Helder Silva, de 38 anos, chefe da Divisão de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco. Em outubro de 2000, escapou da morte graças a um distintivo de metal. Ao defender o palácio do governo estadual durante uma greve, o militar foi alvo de dois tiros. Uma das balas feriu o calcanhar, enquanto a outra não atingiu o coração do major por que ricocheteou na pequena placa pregada à farda. O major recebeu a honraria salvadora em 1996, ao terminar um curso de aperfeiçoamento, em Brasília.

O prefeito de Rio Claro, no interior de São Paulo, também está entre os agraciados com a Medalha Defesa Civil Nacional. Cláudio Antônio de Mauro vai receber a homenagem para inspirar os colegas dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Na cidade com 180 mil habitantes, distante cerca de 200 quilômetros da capital, prevenção contra acidentes se tornou um costume. Graças à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a população está organizada num cadastro de voluntários e existe uma brigada juvenil. Periodicamente, a prefeitura organiza a simulação de desastre na rodovia que corta o município.

A partir de 2003, essa solenidade vai se repetir anualmente, sempre no dia 13 de agosto, data da criação da Sedec.