Personalidades e entidades apóiam indicação de Gilmar Mendes

15/05/2002 - 12h15

Brasília, 15 (Agência Brasil - ABr) - Quarenta e três personalidades, inclusive do exterior, e dez entidades ligadas ao Direito, manifestam apoio à indicação do advogado-geral da União, Gilmar Mendes, para ocupar uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os que aprovam a indicação, feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, destacam-se o presidente da Academia Internacional de Direito e Economia, Arnoldo Walt, e o presidente do Conselho da entidade, Ives Gandra Martins.

Personalidades sem vínculo com o Judiciário também se manifestaram, como é o caso de Edson Arantes do Nacimento, o Pelé, que através de e-mail enviado ontem ao presidente do Senado Federal, Ramez Tebet (PMDB-MS), afirma seu "incondicional apoio" à indicação de Mendes. "Minha admiração pelo Dr. Gilmar é como jurista e homem público, pela sua imensa capacidade de trabalho e honestidade pessoal", diz Pelé, acrescentando que, quando foi ministro do Esporte e Turismo, contou integralmente com a ajuda do advogado na elaboração da "Lei Pelé",

Arnoldo Wald e Ives Gandra afirmam "que o indicado preenche todas as condições para exercer a função de magistrado supremo, não só por ser dos maiores constitucionalistas deste país, possuindo bagagem científica, cultural e experiência necessárias, como também por gozar de reputação ilibada e absoluta".

Entre os que apóiam Gilmar Mendes, estão os professores da Faculdade de Direito de Lisboa, Jorge Miranda, e da Faculdade de Direito de Coímbra, José Joaquim Gomes Canotilho, o ministro aposentado do STF, Célio Borja, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Lauro Morthy, o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Celso Ribeiro Bastos, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, e alunos e ex-alunos do curso de mestrado em Direito da UnB.

Para Célio Borja, a obra jurídica de Gilmar Mendes "é das mais importantes e rivaliza com o que se produziu de melhor no nosso País, bastando, para comprová-lo, lembrar seus livros, aulas e conferências sobre o controle jurisdicional de constitucionalidade das leis". E completa: "Sua formação acadêmica e saber jurídico são excelentes". Também manifestaram apoio a Gilmar Mendes os governadores de Mato Grosso, José Rogério Salles, e de Santa Catarina, Esperidião Amim.

A relação de nomes, acompanhada das respectivas moções de apoio, foram divulgadas na manhã de hoje pela Assessoria de Imprensa da Advocacia Geral da União.