Sem-teto ocupam prédio da Caixa em SP contra cortes em programas sociais

Publicado em 29/05/2015 - 14:54 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) promoveu hoje (29) a ocupação do saguão dos prédios onde funcionam os centros administrativos da Caixa Econômica Federal na Avenida Paulista, região central da capital. Os manifestantes protestaram contra o ajuste fiscal do governo, em especial os cortes no Ministério das Cidades. “O corte de R$ 70 bilhões em gastos atinge diretamente as políticas sociais e o Minha Casa, Minha Vida tem sido o mais atingido”, destacou uma das coordenadoras do movimento, Jussara Basso.

O grupo se concentrou no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo e, carregando faixas e cartazes, fez uma caminhada de dois quarteirões até os prédios onde estão os escritórios da Caixa. Após a ocupação, que durou poucos minutos, foi feita uma assembleia na área externa dos edifícios.

Os militantes pedem o lançamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida.  “Foi anunciado várias vezes e não foi lançado. O programa precisa ser lançado para a construção de moradias”, defendeu Jussara. A ação marca a adesão do MTST a série de manifestações feitas por sindicatos e movimentos sociais hoje contra o ajuste fiscal e o projeto de lei que regulamenta as terceirizações.

Mais cedo, também na Avenida Paulista, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) interrompeu o trânsito em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Nós estamos tentando há muito tempo que o Congresso Nacional tenha mais respeito pelos trabalhadores. O PL [projeto de lei] 4330/04 não regulamenta a terceirização, ao contrário, precariza a terceirização e o Congresso Nacional não abre diálogo conosco”,  disse o secretário-geral da UGT, Canindé Pegado.

Parte das agências bancárias da região central da capital paulista não abriu, como parte da agenda de mobilizações. “Os terceirizados bancários recebem salários 70% mais baixos que a média da categoria, com carga horária mais alta e sem a maioria dos direitos conquistados em muitos anos de luta”, ressaltou a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias