Estudantes voltam a protestar em São Paulo contra reorganização escolar

O projeto, do governo do estado, fechará 93 unidades de ensino e

Publicado em 02/12/2015 - 08:29 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

São Paulo - Estudantes bloqueiam, com cadeiras e cartazes, um dos sentidos da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em protesto contra a reorganização escolar no estado de São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ontem os estudantes também protestaram contra a reorganização escolar no estado de São Paulo e bloquearam um dos sentidos da Avenida Brigadeiro Faria Lima Rovena Rosa/Agência Brasil

Por volta das 8h de hoje, os estudantes em São Paulo iniciaram nova manifestação contra a reorganização da rede escolar, fechando a Avenida Doutor Arnaldo, na zona oeste, no sentido Consolação, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego. O projeto, do governo do estado, fechará 93 unidades de ensino e afetará 311 mil alunos. O objetivo é separar as escolas por ciclos, entre os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.

As quatro pessoas - dois adolescentes e um casal - detidas e encaminhadas durante os protestos de ontem ao 78º Distrito Policial, nos Jardins, foram ouvidas e liberadas na madrugada de hoje (2). Eles protestavam contra as mudanças e foram acusados de depredação, resistência e desacato.

Os 250 manifestantes bloquearam, nessa terça-feira (1º), o trânsito na Avenida 9 de Julho, na região central, durante três horas. A Polícia Militar informou que “precisou do uso da força” para liberar a via e, com isso, foram usadas bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo contra os estudantes. O confronto ocorreu às 20h e, por volta das 2h30, a avenida foi liberada.

O governo de São Paulo já publicou, no Diário Oficial, o decreto que autoriza a transferência de professores para a implementação da reorganização escolar,

Matéria alterada às 09h04 de 02/12/2015 para atualização de informações

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias