Marco Aurélio Mello: agenda cheia e bom humor

15/05/2002 - 19h36

Brasília, 15 (Agência Brasil - ABr) - Apesar de ter recebido em audiência mais de quarenta pessoas - inclusive os jornalistas credenciados no Palácio do Planalto - no seu primeiro dia de exercício na presidência da República, o presidente Marco Aurélio Mello, avaliou que teve um dia "muito leve". A agenda começou cedo, a troca de comando foi às 9 horas na Base Aérea de Brasília, onde o presidente em exercício concedeu sua primeira coletiva no comando do país, quando reiterou a confiança no Senado na aprovação da medida que prorroga a CPMF.

Logo após chegar ao Palácio do Planalto, Marco Aurélio iniciou o dia com despachos administrativos e recebeu, em seguida, representantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que iniciaram uma série de visitas de cortesia ao magistrado. Marco Aurélio almoçou no Planalto e seguiu com os encontros durante toda a tarde.

Conhecido por ser um dos críticos mais contundentes do governo de Fernando Henrique Cardoso, Marco Aurélio - que disse estar conhecendo um outro lado do poder - reconheceu que o trabalho exercido pelo presidente da República exige muito de seu ocupante. "O fardo do titular deve ser muito pesado. Eu prefiro ficar com os meus processos até porque sou vocacionado para a magistratura", resumiu.

Marco Aurélio repetiu não ter intenção de sentar na cadeira do presidente e, sempre em tom bem-humorado, disse que a vê com admiração e deferência. "Eu não sentei e nem pretendo. Tenho uma mesa redonda em meu gabinete (no Supremo Tribunal Federal) com quatro cadeiras e não com catorze , como tenho aqui. Não dá vontade de sentar", brincou.

Questionado pelos jornalistas se fazia alguma avaliação sobre a aprovação do nome de Gilmar Mendes pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para ocupar uma vaga no STF, Marco Aurélio apenas reiterou a confiança na capacidade profissional do advogado-geral da União. "Uma coisa é a AGU e outra é ele estar vestindo a toga e ocupar um assento no Supremo. Ele será um dos onze juízes de 170 milhões de brasileiros", disse.

Sobre qual deveria ser a postura do novo ministro em ações que tenham origem no Poder Executivo, Marco Aurélio lembrou que "há critérios para saber se um juiz está impedido de atuar em certos casos", e que acredita na iniciativa de Mendes de declarar-se impedido de julgar casos nos quais trabalhou como advogado da União. A indicação de Mendes para ocupar a vaga de Néri da Silveira no STF foi aprovada hoje na CCJ do Senado.

Antes de se despedir dos jornalistas, Marco Aurélio manifestou satisfação por estar substituindo um flamenguista no comando do país. O presidente em exercício é cidadão flamenguista e Fernando Henrique torce pelo time no estado do Rio de Janeiro. Hoje a torcida dos dois será para times adversários. Como em São Paulo o time de Fernando Henrique é o Corinthians, a torcida está em lados opostos, pois Marco Aurélio revelou que vai torcer pelo Brasiliense na final da Copa do Brasil, que será disputada em Brasília.

O juiz falou também da expectativa para a Copa do Mundo. Marco Aurélio não gostou de saber que a seleção brasileira será o time com menos tempo de treinamento antes do mundial . "Espero que este tempo seja bem aproveitado. Confio nos jogadores brasileiros e no Scolari", disse. Ele acredita que Ronaldinho Gaúcho será o craque do mundial. (Raquel Ribeiro) e