Roberto Amaral inaugura maior tanque oceânico do mundo

29/04/2003 - 21h53

Brasília, 29/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva amanhã (30), no Rio de Janeiro, que vai participar da abertura do Seminário Brasil-China: Um salto necessário no Auditório do BNDES, às 09h30. Às 11h30, o ministro acompanha o presidente Lula na inauguração, na Coppe/UFRJ, do Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), mais profundo tanque de teste marítimo do mundo.

A construção do laboratório consumiu até agora R$ 16 milhões, dos quais 94% financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com recursos de fundo setorial CT-Petro. Instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, o tanque oceânico comporta 23 milhões de litros de água e torna-se um dos mais modernos e mais profundos do mundo, com 40 metros de comprimento, 30 metros de largura, 15 metros de profundidade e um poço central com 10 metros adicionais.

À tarde, o ministro abre a sessão do Fórum de Reitores das Universidades do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá, às 14h. Na sexta-feira (02/05), às 10h, Roberto Amaral se reúne com o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra.