Aécio e Alckmin liberam bancadas para que reforma tributária seja votada hoje

03/09/2003 - 21h00

Brasília, 3/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O intenso processo de negociação entre governadores e líderes da base aliada começa a dar resultado. O deputado Jorge Bittar (PT-RJ), informou, há pouco, que os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, ambos tucanos, já liberaram suas bancadas para que a reforma tributária seja votada hoje pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Neste momento, as negociações prosseguem com os governadores dos estados do Nordeste. No entanto, duas concessões podem garantir um acordo ainda hoje. O governo admitiu elevar de
R$ 5,5 bilhões para R$ 6,5 bilhões o Fundo de Compensação das Importações e também resolveu que os recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional serão repassados diretamente aos governos estaduais, e não mais pelas Agências de Desenvolvimento.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro
(PTB-PE), criticou as concessões feitas pelo governo e acrescentou que essas mudanças abrem caminho para o aumento da carga tributária, com o que os empresários não concordam.