Título da 17ª Volta Ciclística de Santa Catarina fica com Antônio Nascimento

08/09/2003 - 12h15

Brasília, 8/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com um trabalho de equipe perfeito, o ciclista Antonio Nascimento, da Memorial-Santos, confirmou neste domingo (7), em Joinville, o título da 17ª Volta Ciclística internacional de Santa Catarina, a mais importante competição de longa duração do ciclismo brasileiro. Na última etapa, após nove dias de disputas e 751,8 quilômetros percorridos, ‘Tonho Love’, como passou a ser chamado, só precisava completar a prova no pelotão e, mesmo assim, chegou na 3ª colocação, ratificando a condição de ciclista completo.

A festa foi completa para a Memorial, número 1 do ranking brasileiro nos últimos três anos, que garantiu o título geral por equipes, o prêmio de montanha, também com Tonho, e o de metas volantes (chegadas intermediárias), com Rodrigo de Mello Brito, o Morcegão, vencedor das duas últimas etapas, consagrando-se o "Rei de Joinville" nos pedais. O grupo também comemorou o grande desempenho de Márcio May, tricampeão da Volta, que ficou em 3º lugar no geral, sendo o melhor catarinense.

Tonho disputou a prova de circuito com os títulos nas mãos, mas com muita precaução. Nos 50 km, divididos em 19 voltas, o importante era que nada de errado acontecesse, porém na 11ª volta, teve o pneu furado e, prontamente, o companheiro de time, Hernandes Quadri Júnior, o atleta mais experiente da disputa (participa desde a 1ª edição), trocou de bicicleta para que ele não perdesse tempo.

Para completar, Morcegão passou em 1º lugar nas duas metas volantes e, na volta final, deu um sprint fantástico, para encerrar a Volta em grande estilo para a Memorial. Logo depois, o vencedor da etapa desfilou pela avenida com a capa do batman. Provando estar muito bem preparado, Tonho também veio embalado e chegou na 3ª colocação. "Ainda não estou acreditando. É um sonho. Tenho de me acostumar com isso", comemorou o novo campeão, que recebeu o troféu das mãos do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.