Fernando Henrique é contemplado com o Prêmio Fulbright

02/10/2003 - 11h58

Brasília, 2/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Associação Fulbright anunciou ontem que o prêmio internacional da instituição será concedido este ano ao ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. A cerimônia de entrega do Prémio J. William Fulbright para o Entendimento Internacional ocorrerá em 30 de outubro, no Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A Coordenação do prêmio informou que Fernando Henrique foi contemplado "por ter fortalecido as instituições políticas e promovido a estabilidade brasileira no período que governou o país, entre janeiro de 1995 a janeiro de 2003". A entidade destaca que o ex-presidente também "expandiu as oportunidades educacionais e promoveu o desenvolvimento e os direitos humanos". Cita, como exemplo, que durante o mandato do ex-presidente, as matrículas no ensino médio aumentaram mais de um terço, e o número de alunos que entrou no ensino superior dobrou a cada ano.

A entidade destaca ainda que "a ênfase à melhora da assistência médica nas zonas rurais pobres resultou em uma queda de 25% na mortalidade infantil". O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento também reconheceu o trabalho de Fernando Henrique com a destinação do Prêmio Mahbub ul Haq, "por destacada contribuição ao desenvolvimento humano".

O Prêmio Fulbright para o Entendimento Internacional é de US$ 50 mil, custeados pela Fundação Coca-Cola. A Associação Fulbright criou o prêmio em 1993 para homenagear pessoas que tenham contribuído para que cidadãos, culturas ou nações tenham um maior entendimento. Anteriormente, foram agraciados o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, o ex-presidente da República Tcheca, Václav Havel, e o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

A Associação Fulbright é uma organização privada sem fins lucrativos. O programa, criado em 1946, promove iniciativas educacionais e culturais. Há programas de intercâmbio Fulbright entre os Estados Unidos e mais de 140 países, entre os quais o Brasil. Existem mais de 200 mil ex-bolsistas Fulbright em todo o mundo.