OMS diz que a cada 12 minutos ocorre um homicídio no país

07/12/2003 - 8h05

Brasília, 7/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil é o campeão mundial em número de homicídios, com uma pessoa morta a cada 12 minutos. Com 3% da população mundial, o país responde por 13% dos assassinatos. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e foram citados na audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, por Carlos Lopes, coordenador residente da ONU no Brasil e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnund). Ele foi convidado para participar de audiência pública para falar sobre soberania nacional e execuções sumárias, tema publicado no jornal Folha de São Paulo.

Lopes explicou que os relatores da ONU vêm ao país de forma independente para realizar um trabalho de observação. Ele mencionou que a relatora especial sobre da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, Asma Jahandir, fará um relatório do que viu para ser apresentado a Comissão dos Direitos Humanos. Na sua opinião, a situação no país é complicada. "O Brasil é campeão em áreas não muito positivas", afirmou.

Um dos problemas detectados por Asma e comentado por Lopes na audiência é o sistema judiciário. Ele compara os poderes no Brasil e nos Estados Unidos. Segundo Lopes, no Rio de Janeiro apenas 1% dos homicídios são esclarecidos pela polícia, enquanto nos Estados Unidos o esse percentual chega a 70%. O coodenador da ONU defende que para melhorar a situação é preciso uma modernização no judiciário, e maior atenção ao sistema prisional.