Brasília vai sediar etapa da Fórmula Mundial em 2005

12/02/2004 - 16h11

Brasília, 12/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Está praticamente certa a realização de uma etapa da Fórmula Mundial no Brasil, mais precisamente em Brasília, em maio de 2005. Os entendimentos para a realização da prova foram mantidos em reunião entre o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, o principal dirigente da categoria, o norte-americano Kevin Kalkhoven, e o piloto Emerson Fittipaldi, bicampeão pela Fórmula 1 e campeão pela Fórmula Indy.

O dirigente da Fórmula Mundial está no Brasil para acertar detalhes de patrocinadores para o evento. Depois do encontro com Agnelo, Kalkhoven, Fittipaldi e o assessor internacional do Ministério, o ex-piloto da categoria, Luiz Garcia Júnior, fizeram rápida vistoria no autódromo Nelson Piquet. Fittipaldi ficou surpreso e satisfeito com o estado de conservação da pista que dispensará obras de recuperação.

As reformas serão necessárias para modernização dos boxes, área de recepção de autoridades, ala de imprensa e setor de apoio e cronometragem. O autódromo, propriedade do governo do Distrito Federal, está no momento sob a responsabilidade do tricampeão de Fórmula 1, Nélson Piquet.

O empresário Kevin Kalkhoven, que administra a Fórmula Mundial, se lançou este ano numa ofensiva para internacionalizar a categoria. Forte nos Estados Unidos, ela deverá, em 2005, ser realizada em vários países. A inclusão do Brasil no calendário da Fórmula Mundial é o resultado de vários encontros entre o ministro Agnelo Queiroz e Fittipaldi com o objetivo de trazer para o Brasil eventos esportivos de repercussão internacional.