Nota do Exército sobre Herzog motivou pedido de demissão de Viegas

04/11/2004 - 12h56

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A carta do ex-ministro da Defesa, José Viegas, encaminhada ao presidente Lula atribui o pedido de demissão à nota divulgada pelo Exército no dia 17 de outubro, após a publicação de supostas fotos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura militar. Para Viegas, a nota do Exército usava "linguagem totalmente inadequada buscava justificar lamentáveis episódios do passado".

José Viegas se reuniu com o presidente na manhã de hoje, duas semanas após ter enviado o pedido de demissão. Na carta, Viegas considera inaceitável o fato de a nota - que foi corrigida pelo Exército dois dias depois - usar de forma incorreta o nome do Ministério da Defesa. "Não posso ignorar que aquela nota foi publicada sem consulta à autoridade política do governo", diz a carta.

Para José Viegas, "a nota do Exército representa a persistência de um pensamento autoritário, incompatível com a vigência plena da democracia e com o desenvolvimento do Brasil no século 21". O ex-ministro lembra ainda que pediu ao Comandante do Exército, general Francisco Roberto de Albuquerque, que a responsabilidade pela divulgação da nota original fossem apuradas e que seu teor fosse corrigido.

Segundo a assessoria de imprensa do ministério, por ser diplomata, Viegas deve voltar a assumir o posto no Itamaraty.