Lula diz que PPP será instrumento sólido para próximos governos

30/12/2004 - 13h00

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que as Parcerias Público-Privadas (PPPs) devem ser vistas como projetos a longo prazo. "Esse projeto pensa o Brasil para mais que uma simples eleição, até porque possivelmente não conseguiremos fazer grandes acordos até 2006. Mas, independentemente de quem seja o governo, daqui a oito ou nove anos, ele terá um instrumento sólido que, à medida que governo e empresários cumpram com as obrigações, nós estaremos fazendo o que melhor já foi feito no nosso país", destacou.

Em seu discurso, ao sancionar o projeto que cria as PPPs, o presidente lembrou que o Brasil está enviando oito toneladas de alimentos para as vítimas do maremoto que atingiu parte da Ásia e da África. "Esse foi um alerta para olharmos com mais carinho a preservação ambiental. Quando ela se revolta, não pede licença", acrescentou.

Lula cumprimentou o presidente da Câmara do Deputados, João Paulo Cunha, pelo fim do mandato naquela casa. "Se houvesse o título Personalidade Política do Ano, você (João Paulo) ganharia", assegurou. O presidente comparou João Paulo ao jogador de futebol do Santos, Robinho. "No último jogo Santos e Vasco, o Robinho foi substituído. Mas saiu com a cara alegre. Cara de vai e faz o gol que eu não fiz", disse.

Lula encerrou o discurso desejando feliz ano novo aos brasileiros. "Durmo e acordo pensando que não há espaço para o país voltar atrás. Estou muito otimista", concluiu.