Presos assumem responsabilidade pela gravação que deflagrou investigação nos Correios

09/06/2005 - 21h34

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O delegado da Polícia Federal Luiz Flávio Zampronha, responsável pelas investigações no caso de corrupção nos Correios, informou hoje que João Carlos Mancuso Vilela e Joel Santos Filho assumiram a autoria da fita que mostra o ex-diretor do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, recebendo propina. Na ocasião, Mancuso teria se apresentado a Marinho com o nome de Vitor e Joel com o de Goldman. Os dois se responsabilizaram pela gravação durante depoimento na Polícia Federal no Paraná.

De acordo com o delegado, não se pode afirmar vínculo entre essa dupla e Arlindo Molina e José Fortuna Neves. Contudo, Molina e Fortuna são suspeitos de serem os mandantes da gravação. Os quatros foram presos temporariamente hoje (9) numa operação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público. "Eles confirmaram que são autores da gravação", disse o delegado.

Em seu depoimento hoje pela manhã, Fortuna negou qualquer envolvimento com a gravação da fita, com Molina e com o deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB. Entretanto, seu advogado, Reginaldo Bacci, confirmou que Fortuna teria participado na escolha de Maurício Marinho para os Correios. Marinho foi indicado pelo PTB para o cargo na empresa. Fortuna "falou bem de Marinho para várias pessoas", inclusive para o deputado José Chaves (PTB-PE).

Para a procuradora do Ministério Público Federal Raquel Branquinho, os depoimentos dos quatro acusados são fundamentais para as investigações. "Queremos saber se existe conexão com alguma rede de desvio de verba em licitações", afirmou.

Zampronha ressaltou que as prisões temporárias foram pedidas porque havia o risco de fuga, já que Mancuso e Joel se apresentaram com nomes falsos nos Correios. João Carlos Mancuso é engenheiro e Joel Santos Filho é bacharel em Direito. Seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil, entretanto, está cancelado.

Por ser capitão da Polícia Militar reformado, Fortuna cumpre prisão temporária no 3º Batalhão da PM em Brasília. Mancuso, Joel e Molina chegam a capital esta noite.