G4 discute reforma do Conselho de Segurança da ONU

17/07/2005 - 16h29

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Nova Iorque (EUA) - Representantes do Brasil, Alemanha, Índia e Japão estão discutindo a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em uma reunião hoje, nesta cidade. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, representa o governo brasileiro no encontro. Os quatro países fazem parte do G4, grupo que reivindica assento permanente no Conselho.

Hoje, pela manhã, os integrantes do G4 se reuniram com o presidente da Assembléia Geral da ONU, Jean Ping. Logo após a audiência, visitaram o secretário-geral da organização, Kofi Annan. Agora à tarde, os membros do grupo estão reunidos com representantes da África.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo cinco permanentes (Estados Unidos, China, Rússia, Inglaterra e França). A proposta do G4 é aumentar para 25 o número de nações do Conselho. Desse total, 11 teriam assento permanente (os cinco países atuais e outros seis, a serem escolhidos posteriomente). Os países do G4 reivindicam a inclusão nesse seleto grupo. As duas vagas restantes ficariam com o continente africano.