Desentendimento atrasa instalação de energia do Luz para Todos em fazenda de Pernambuco

26/08/2005 - 10h04

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – Cerca de 70 famílias, das 900 que vivem sem energia elétrica em 13 comunidades da zona rural de Pernambuco, dependem ainda de uma negociação para receberem energia pelo programa Luz Para Todos, do governo federal. É a primeira vez que o programa encontra dificuldades desse tipo para levar energia elétrica.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) chegou a instalar postes de iluminação e contadores na localidade, mas famílias que vivem no engenho Zé Pojuca, da Usina Salgado, ainda não contam com energia porque o proprietário da terra, Marcos Queiroz, não autorizou as ligações.

Queiroz afirmou que se opôs ao projeto por não ter sido consultado pela Celpe. "Eles foram chegando e instalando, sem me consultar, como se fosse um terreno público. Mas tenho todo interesse em instalar luz na propriedade".

Segundo ele, 80% da propriedade já tem energia e, se for procurado por alguém do governo, está aberto para negociar. "Inclusive tenho propostas para o projeto", disse. Queiroz disse que sua usina produz produz 60 mil toneladas de açúcar e 12 millhões de litros de álcool, além de empregar 3 mil pessoas durante a safra.

A Celpe informou que instalou os postes a pedido da prefeitura de Ipojuca e, como a energia é um bem desejável, não é prática avisar com antecedência os proprietários sobre a instalação. Além disso, segundo a Celpe, não havia nenhuma placa informando que se tratava de uma propriedade privada. Recebendo novamente um pedido, a Celpe disse que em 30 dias tem condições de levar energia à localidade.

Fernando Cavalvanti, do Ministério de Minas e Energia, esteve no local junto com o representante do Ministério Público Miguel Sales e afirma que o problema será resolvido. "Não houve caso semelhante em nenhum outro município brasileiro. O ministério está ciente da situação e vai resolver a questão, já que a nossa missão é levar energia para todos os moradores da área rural, independentemente de raça ou condição social", disse.

Em Pernambuco, o programa já realizou 18 mil ligações de energia no campo. Ipojuca tem uma população de 59.281 habitantes, dos quais 18.971 na zona rural.