Biografia do ecologista José Lutzenberger é lançada em Brasília

21/10/2005 - 7h04

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa hoje (21), às 9 horas, do lançamento da biografia do ecologista e ex-secretário de Meio Ambiente José Lutzenberger. A obra, denominada Sinfonia Inacabada e de autoria da jornalista Lilian Dreyer, descreve a trajetória do agrônomo gaúcho que, aos 44 anos, abandonou a indústria química e iniciou os trabalhos em defesa do meio ambiente.

Lutzenberger foi fundador da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), uma das entidades ambientalistas mais antigas do país. Em 1987, criou a Fundação Gaia, que até hoje promove o desenvolvimento sustentável, a agricultura regenerativa, a educação ambiental e a reciclagem do lixo.

O trabalho do ambientalista se voltava essencialmente para a agricultura regenerativa e o uso equilibrado dos recursos não-renováveis. Alertava, sempre que possível, sobre os perigos
que o atual modelo de desenvolvimento representa para a humanidade. Ao longo de sua vida, recebeu mais de 40 prêmios, entre eles o Right Livelihood Award (Nobel Alternativo), em 1988. Lutzenberger faleceu em 14 de maio de 2002, aos 75 anos.

O lançamento da biografia será no auditório do Ministério da Cultura. Também participarão da solenidade o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do ministério, Sérgio Xavier; o secretário-executivo do MMA, Claudio Langone; a professora da Universidade de Brasília Maria do
Carmo Lima Bezerra e o jornalista Washington Novaes.