PT expulsa Delúbio Soares

22/10/2005 - 20h17

Daniel Merli
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu hoje (22), por 37 votos a 16, expulsar seu antigo secretário de Finanças, Delúbio Soares. A maioria dos integrantes do diretório aprovou o relatório da Comissão de Ética do partido, que recomendou a expulsão de Delúbio.

Dezesseis diretores do PT votaram a favor de outra proposta, que previa a suspensão do ex-tesoureiro por três anos. Três pessoas se abstiveram da votação. O relatório da Comissão de Ética afirma que Delúbio, "ao receber incumbências para executar tarefas políticas importantes, extrapolou, com suas atividades individuais, as deliberações adotadas pela direção nacional, expondo o partido a uma crise política". O documento também sugere que o diretório acompanhe melhor as contas do partido.

Delúbio admitiu ter feito, como tesoureiro do partido, empréstimos junto ao empresário Marcos Valério de Souza. Segundo o ex-petista, o dinheiro era uma forma de quitar dívidas de campanha. Os empréstimos, não contabilizados pelo partido, constituem uma forma irregular de financiamento eleitoral, segundo a lei eleitoral do país.