Jamaica sinaliza apoio ao Brasil na reformulação do Conselho de Segurança da ONU

01/11/2005 - 16h14

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da Jamaica, Percival James Patterson, sinalizou hoje (1) apoio à reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Conselho de Segurança da organização, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Itamaraty.

"Estamos engajados na reforma da ONU, inclusive do Conselho de Segurança, para torná-los mais sensíveis às necessidades dos países em desenvolvimento e assegurar que os pequenos países insulares tenham representação nas mesas de negociação", disse Patterson.

O presidente Lula elogiou o apoio do governo jamaicano à proposta de mudança das Nações Unidas. "As relações entre Jamaica e Brasil têm uma vocação universal. Estamos empenhados na conformação de uma ordem mundial mais representativa, onde os países em desenvolvimento conquistem um espaço maior e mais coeso", disse Lula.

"Defendemos um multilateralismo solidário que responda às exigências de um mundo marcado por novos desafios. Sei que poderemos contar com o empenho e a experiência jamaicana na atualização do sistema das Nações Unidas."

Em maio deste ano, o premiê sinalizou "positivamente" à aspiração do Brasil de ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança, durante visita do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao país caribenho.

Percival Patterson disse ainda, depois da reunião com Lula, que os jamaicanos estão "ansiosos" para cooperar com os brasileiros nas áreas de tecnologia agrícola e combate à aids.

O primeiro-ministro espera também que o Brasil invista na produção de etanol e açúcar em território jamaicano. Outro pedido dele é o fim de visto para diplomatas e funcionários públicos e a criação de uma linha aérea regular, com o objetivo de facilitar o trânsito de pessoas entre os dois países.