Em Pernambuco, Lula e Chavez lançam pedra fundamental da refinaria Abreu e Lima

16/12/2005 - 6h10

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (16) dois municípios do estado de Pernambuco. A primeira parada será em Ipojuca, onde, acompanhado do presidente da Venezuela, Hugo Chavez, lança a pedra fundamental da Refinaria General José Ignácio Abreu e Lima. A cerimônia está marcada para as 10 horas, no Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Com previsão de investimentos da ordem de US$ 2,5 bilhões, divididos igualmente entre a Petrobras e a estatal venezuelana de petróleo PDVSA, as obras devem começar no ano que vem. Primeira unidade a ser construída no país desde 1980, a refinaria deve entrar em funcionamento em 2011, com capacidade de processar 200 mil barris de petróleo bruto por dia. O projeto conjunto faz parte dos acordos de cooperação na área energética firmados pelos dois paises durante a visita de Lula a Caracas (capital da Venezuela), em fevereiro deste ano.

À tarde, Lula segue para Garanhuns, interior do estado, onde deve inaugurar a escola técnica do Senai no município. Instalada em uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados, a unidade, que custou R$ 3 milhões, está prevista para começa a funcionar em março de 2006. Com capacidade para atender até 240 alunos, ela vai oferecer cursos nas áreas de alimentos, automobilística, móveis, marcenaria, construção civil e costura industrial.

A inauguração da escola – cujo nome, Eurídice Ferreira de Melo Dona Lindú, foi dado em homenagem à mãe do presidente Lula – conta com a participação dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, e da Federação das Indústrias de Pernambuco, Jorge Côrte Real; além de representantes do Senai nacional e estadual.

A previsão é que Lula deixe Garanhuns rumo a Brasília por volta das 17h15, fazendo antes uma escala em Maceió (Alagoas). A chegada à Base Aérea da capital do país está prevista para as 20h10.