Ministério do Desenvolvimento aumentará combate ao trabalho infantil em Ouro Preto, diz secretário

09/02/2006 - 18h15

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome pretende intensificar os trabalhos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na cidade mineira de Ouro Preto. Segundo o secretário Nacional de Assistência Social do ministério, Osvaldo Russo, a cidade terá 280 crianças atendidas pelo programa ainda este mês. "Estamos incorporando crianças no programa. De 60 que atendemos hoje, vamos passar a atender mais 220 sendo um total de 280", disse.

A edição de fevereiro da Revista Observatório Social, lançada hoje (9) pelo Instituto Observatório Social, traz a denúncia de que crianças de cinco anos começam a carregar pedras e a respirar a poeira letal nas minas de talco em Ouro Preto. Os produtos feitos com o uso de trabalho infantil estariam sendo comprados por organizações multinacionais.

Depois de realizar uma reunião com os ministérios das Minas Energias e do Trabalho e com a Polícia Federal, o MDS enviou a Ouro Preto uma equipe para inspecionar o local. De acordo com Russo, a região tem vários problemas, como a prostituição de meninas e o alto número de caso de abuso sexual. Além desses, o uso de crianças para a fabricação de produtos artesanais também é bastante comum. "No caso do trabalho infantil existe um processo cultural de 200 anos, que é o do artesanato. Estamos incorporando essas crianças no Peti para que elas fiquem nas escolas e tenham ações sócio-educativas".

Segundo o secretário, com a integração do programa ao Bolsa Família, as ações de combate ao trabalho infantil serão intensificadas não apenas na região de Ouro Preto, mas em todo o país. "O objetivo é erradicar o trabalho infantil e estamos tomando todas as medidas para termos essas crianças na escola, com as família, para dar um futuro melhor para elas", avaliou.