Saúde no Brasil melhorou muito e não está longe de atingir a perfeição, diz Lula

19/04/2006 - 21h42

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, no início da noite de hoje (19), em Porto Alegre, as novas instalações do setor de emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Durante a visita ao hospital, Lula afirmou que a saúde no Brasil melhorou muito. "Eu acho que não está longe da gente a atingir a perfeição no tratamento de saúde neste país", disse.

Segundo ele, para atingir essa perfeição no setor de saúde, é necessário fazer investimentos, como foi feito no Qualisus, um programa do Ministério da Saúde que tem por objetivo melhorar e humanizar o atendimento à população. De acordo com o ministério, os recursos destinados à nova emergência são provenientes do Qualisus. O governo federal destinou ao hospital R$ 5,8 milhões.

A nova unidade de emergência conta com 50 leitos, nove consultórios para clínicas médica, cirúrgica e de assistência social, duas salas de pequenos procedimentos, sala de medicação e serviço de diagnóstico por imagem com raio X, ecografia e eletrocardiograma.

Para a emergência odontológica, estão disponíveis dois consultórios com capacidade para 3 mil procedimentos mensais. A reforma também inclui melhorias na sinalização do local para facilitar o acesso e direcionamento dos pacientes. Atualmente, a emergência atende cerca de 1,2 mil pessoas por dia.