Força Nacional de Segurança Pública envia integrantes para ajudar contra rebeliões no Espírito Santo

18/06/2006 - 20h10

Carolina Pimentel e Ana Paula Marra
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Oitenta homens integrantes da Força Nacional de Segurança Pública chegaram hoje (18) ao Espírito Santo para ajudar a controlar o motim desencadeado em três unidades prisionais do estado desde a última quarta-feira (14). A ajuda da Força Nacional foi pedida ontem pelo governo do estado, segundo informou a Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

As rebeliões acontecem na Casa de Passagem de Vila Velha, na região da Grande Vitória; na Penitenciária de Segurança Máxima de Viana; e no Presídio Regional de Linhares, no norte do estado. De acordo com o ministério, os policiais integrantes da força nacional vão atuar conforme orientações da polícia estadual.

Esta não é a primeira vez que a força atua no Espírito Santo. Cento e cinqüenta integrantes estiveram no estado em dezembro de 2004, também a pedido do governo estadual.

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em agosto de 2004 para atuar em situações de emergência ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança pública dos estados. Até o início de junho deste ano, 7.676 policiais e bombeiros de todo o país foram treinados para desenvolver tal função, segundo o Ministério da Justiça.