Petrópolis tem cerca de 6,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas

13/01/2011 - 17h48

Cristiane Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Pelo menos 6,5 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, por causa das fortes chuvas que atingiram o município na madrugada da última quarta-feira. Boletim divulgado pela prefeitura no início da tarde de hoje (13) informa que 39 pessoas morreram no distrito de Itaipava, onde ficam as localidades do Vale do Cuiabá, de Boa Esperança, da Estrada do Gentio e de Madame Machado, e que cerca de 40 pessoas estão desaparecidas.

 

Os corpos das vítimas estão sendo levados para o Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Corrêas. A Justiça montou um sistema emergencial no IML para apressar o reconhecimento e a liberação dos corpos. “As pessoas que necessitam informar ou buscar informações sobre o desaparecimento de parentes, amigos ou conhecidos devem se dirigir ao Centro de Cidadania”, informa a prefeitura.

 

O número de feridos ainda não foi contabilizado. Segundo a prefeitura, as vítimas estão sendo atendidas em hospitais das redes pública e particular em localidades que não foram atingidas pela catástrofe, como o centro histórico e o bairro do Quitandinha.

 

O Vale do Cuiabá, em Itaipava, foi a região mais afetada. As equipes de resgate encontraram no início da tarde de hoje 26 pessoas isoladas em meio a um cenário de destruição de casas, pontes quebradas, lixo e árvores caídas. Todas foram levadas para os abrigos da prefeitura em uma escola e em três igrejas.

 

Nos abrigos, as famílias estão recebendo comida, água, material de higiene e colchonetes doados pelo governo do estado, prefeitura, instituições privadas e empresários.

 

Ainda no distrito de Itaipava, pelo menos oito pontes foram destruídas pelas águas. Mais de 100 carros foram arrastados, jogados no rio ou destruídos.

 

Edição: João Carlos Rodrigues