Refém das Farc é resgatado com apoio do Brasil

09/02/2011 - 19h01

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma missão humanitária a bordo de um helicóptero brasileiro resgatou, hoje (9), um dos cinco reféns que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) haviam prometido colocar em liberdade nos próximos dias.

O vereador Marcos Baquero, de 33 anos, era mantido em cativeiro desde junho de 2009. Ele foi entregue pelo guerrilheiros, na zona rural do departamento de Meta, na Colômbia, e foi recebido pela ex-senadora Piedad Córdoba – principal mediadora das negociações.

Em suas primeiras declarações a uma emissora de TV local, Baquero fez um apelo para que todos os reféns em poder da guerrilha sejam libertados. "Temos que continuar trabalhando duro para a libertação de outros sequestrados", disse, em contato telefônico com a TV colombiana Caracol. "Graças a Deus, já estou em liberdade", afirmou.

Minutos antes, o porta-voz da Cruz Vermelha havia confirmado que Baquero já estava com a missão humanitária, mas um comunicado oficial só seria divulgado quando o helicóptero brasileiro que apoiava a missão levantasse voo.

Assim como ocorreu em libertações anteriores de reféns das Farc, a missão humanitária teve de aguardar pouco mais de uma hora no local onde ocorreu o resgate, para permitir que os guerrilheiros que entregaram o refém, voltassem a seus redutos, sem o risco de perseguição militar.

Além da ex-senadora, participaram das operações de resgate 22 militares do Exército do Brasil, a Cruz Vermelha, integrantes do governo da Colômbia e dois representantes da organização não governamental Colombianos e Colombianas pela Paz - Hernando Gómez e Danilo Rueda.

As operações começaram no final da manhã, quando os helicópteros levantaram voo da região de Villavicencio em direção a uma área na selva colombiana.

Para libertar os reféns, houve um acordo seguindo exigências tanto das Farc, como do governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A base dos acordos são os  protocolos de segurança em que o governo garante a suspensão, por 36 horas, das operações militares nos locais onde reféns do grupo guerrilheiro são entregues.

O Exército brasileiro já havia participado de duas ações de resgate de reféns das Farc dando o suporte por meio de helicópteros e de equipes de apoio.

Na próxima sexta-feira (11), a equipe de resgate vai para o departamento de Caquetá, na cidade de Florencia, para libertar o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martínez.

E, no último dia das operações do resgate de cinco reféns anunciado recentemente pelas Farc, domingo (13), serão resgatados, no departamento de Tolima, na cidade colombiana de Ibagué, os militares Guillermo Solórzano e Salim Sanmiguel.
 

Edição: Lana Cristina//A matéria foi ampliada a partir de nota da BBC Brasil