Presidente uruguaio diz que elaboração da moeda do Mercosul deve ser trabalhada

14/03/2011 - 17h27

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou hoje (14), depois de participar de encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que a implementação de uma moeda para o comércio no Mercosul e especialmente entre o Brasil e o Uruguai é uma agenda que precisa ser trabalhada para depois elaborar maneiras de fazer acordos que permitam esse intercâmbio entre as moedas locais.

“Essa é uma parte de muitos problemas que temos que resolver daqui em diante. Tenho confiança que de alguma forma podemos alcançar as soluções. Em algum dia faremos um acordo monetário ou pelo menos algumas linhas que nos permitam sincronizar essa questão. É uma coisa difícil mas absolutamente necessária do ponto de vista estratégico”.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ressaltou que este é um momento de grande oportunidade econômica para o Brasil que está se refletindo em intercâmbios comerciais mais intensos e diversificados. “O Uruguai cresceu 8,5% em 2010, o Brasil 7,5%, este ano talvez o crescimento seja um pouco mais abaixo, mas as duas economias continuarão crescendo a taxas elevadas, com inclusão social. O que nós gostaríamos de ver é não só impulsionar o comércio em setores onde já ocorre, mas impulsionar em novas direções”.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, sugeriu a criação de um fórum permanente para incrementar a relação entre os dois países e também para melhorar a negociação com a China e outros países da Ásia. Ele indicou ainda a possibilidade de a Fiesp dar consultoria para a formação de profissionais uruguaios por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

Edição: Rivadavia Severo