Comércio Brasil pretende fechar R$ 5 milhões em negócios para micro empresas brasileiras, em feira no Rio

23/03/2011 - 18h48

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Programa Comércio Brasil participa novamente da feira Super Rio Expofood, no Riocentro, com 50 micro e pequenas empresas de 13 estados, com potencial de serem fornecedoras de grandes empresas âncora do setor supermercadista nacional. As regiões mais representadas são o Sudeste, Sul e Norte.

Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o programa pretende dobrar o valor de negócios fechados na edição do ano passado, quando o programa estreou no evento. Os negócios alcançaram R$ 2,2 milhões, em 2010. No evento deste ano, a estimativa, segundo o gerente de Acesso a Mercados do Sebrae-RJ, Marcelo Weber, é atingir R$ 5 milhões, “só no ambiente da rodada de negócio”.

Entre os produtos oferecidos pelo Comércio Brasil na 23ª Super Rio Expofood, destacam-se os destinados à alimentação em geral, além de vinhos, cachaças, óleo de castanha, ostras, panelas de alumínio, uniformes, artesanato etc.

O programa objetiva “fazer uma rede de relacionamento entre as micro e pequenas empresas de todos os estados”. Um agente de mercado se incumbe de identificar as possibilidades de negócios para as empresas que integram essa rede e também com compradores fora da rede, explicou Weber. “Ele faz o trabalho de intermediação”.

Ele considerou que essa é uma oportunidade para expansão das micro e pequenas empresas já qualificadas como fornecedoras em nível Brasil. O Sebrae dá apoio a essas companhias em termos de consultoria para que tenham melhor logística, nichos de produtos e possam precificar acertadamente seus produtos. “O Sebrae dá todo tipo de orientação para que ela possa entrar nessa rede, expandir a sua atuação e fazer melhores negócios Brasil afora”.

Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), a Super Rio Expofood será encerrada amanhã (24).

 

Edição: Aécio Amado