Haiti admite que precisa de ajuda internacional para julgar Baby Doc

29/03/2011 - 14h41

Agência Telam

Brasília – O governo do presidente do Haiti, René Préval, pediu ajuda internacional para julgar o ex-presidente haitiano Jean-Claude Duvalier (1971-1986), conhecido como Baby Doc. Duvalier é acusado de violação de direitos humanos, desvio de recursos públicos e corrupção. Baby Doc já está em processo de julgamento na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

O ex-presidente está internado em um hospital de Porto Príncipe, capital haitiana, depois de reclamar de dores no peito. Baby Doc retornou do exílio em janeiro, dois meses antes da realização do segundo turno das eleições presidenciais no Haiti. Para especialistas internacionais, o ex-presidente pretende voltar ao cenário político do Haiti.

A jornalista haitiana e porta-voz do ex-secretário-geral das Nações Unidas, Michèle Montas, alertou que sem a ajuda internacional há dificuldades de promover um julgamento “sério” de Baby Doc.

A Justiça analisa um pedido de organizações não governamentais para que Baby Doc seja proibido de deixar o Haiti e tenha os horários de visitas limitados no hospital onde está em Porto Príncipe. O advogado do ex-presidente, Reynold Georges, descreveu o pedido como um "abuso de autoridade."