Inadimplência de 4,32% em março acende luz amarela no varejo

07/04/2011 - 13h21

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A inadimplência do consumidor registrou alta de 4,32% no mês de março, comparado a igual período do ano passado, e acumula crescimento de 1,81% no primeiro trimestre do ano, de acordo com pesquisa divulgada hoje (7) pelo presidente da Confederação Nacional dos Diretores Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior.

A pesquisa, feita em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ressalta que a elevação do número de devedores é consequência direta do descontrole no orçamento doméstico, em função de pagamento de impostos e despesas acumuladas de fim de ano, viagens de férias e carnaval.

Pellizzaro lembrou que as facilidades de crédito e o aumento de prazos para pagamento dos compromissos também contribuíram para o crescimento da inadimplência nos últimos três meses. Isso, segundo ele, “acendeu o sinal amarelo para o varejo, principalmente porque a tendência é de a inadimplência continuar subindo”. Cabe agora ao comércio varejista “ficar mais cauteloso e ser mais seletivo na concessão de crédito”, disse Pellizzaro Junior.

O presidente da CNDL afirmou que as medidas de restrição ao crédito, adotadas no fim do ano passado, a elevação da taxa básica de juros (Selic) para 11,75% ao ano e a falta de critérios adequados para as compras com cartão de crédito e uso do limite do cheque especial também contribuíram para a desorganização econômica das famílias. Destacou, porém, que as compras com cartão de crédito, estimadas em 20% do total de transações comerciais, não entram no Índice de Inadimplência CNDL/SPC.

Edição: Juliana Andrade