Petrobras reduz preço do gás para preservar competitividade do produto

20/04/2011 - 18h24

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O gás natural vai ficar, em média, 9,7% mais barato a partir de maio. A anúncio foi feito hoje Petrobras. A estatal atribuiu a decisão à necessidade de “preservar a competitividade do gás natural no mercado nacional”.

Em nota, a Petrobras informou que a decisão, adotada a partir de “critério próprio da companhia”, se deu em face do cenário recente de alta dos preços dos combustíveis e suas consequencias sobre os valores estipulados nos contratos de gás natural de origem nacional.

O anúncio do desconto se deu em meio às declarações de dirigentes da estatal, inclusive do presidente, José Sergio Gabrielli, admitindo a possibilidade aumento de preços, nas refinarias, de combustíveis como gasolina e óleo diesel, “se o preço do barril de petróleo vier a se estabilizar no patamar atual no mercado externo”.

A nota informa que o desconto médio de 9,7% no preço do gás será aplicado aos contratos de fornecimento para as distribuidoras sobre o reajuste de 1° de maio. “Além de não afetar a fórmula de precificação vigente, o desconto não constitui mudança nos contratos ou acordo, mantendo-se, portanto, inalterados todos os instrumentos contratuais existentes”, esclareceu a estatal.

A Petrobras informou, ainda, que manterá as vendas de gás natural de curto prazo por meio de leilões eletrônicos. O último, em março, garantiu às distribuidoras suprimento firme de abril a julho de 7,8 milhões de metros cúbicos por dia, com deságio de 46% em relação ao preço dos contratos que têm reajuste em maio. “Dessa forma, o preço de venda da Petrobras do gás natural nacional, incluindo o desconto em 1º de maio e os leilões, se posiciona em média 24% abaixo do preço dos contratos de longo prazo com as distribuidoras”.

Edição: Vinicius Doria