PF deflagra operação de combate à corrupção passiva e lavagem de dinheiro em Caruaru (PE)

11/05/2011 - 13h00

Da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal em Caruaru (PE) deflagrou na manhã de hoje (11) a Operação Incongruência, resultado de investigação sobre corrupção passiva e lavagem de dinheiro por auditor da Receita Federal. A operação conta com a participação de 60 policiais federais e tem como objetivo dar cumprimento a 18 mandados, sendo um de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá, Maceió, Maragogi (AL) e Caruaru, além do bloqueio de bens de investigados. As investigações começaram há cerca de dois anos.

A Polícia Federal investigou ação de auditor da Receita Federal e outras pessoas que faziam proposta de sonegação fiscal, principalmente por meio da blindagem patrimonial (esquema de burla ao Fisco da União, por meio de subterfúgios para forjar declarações de imposto de renda tanto de pessoas físicas quanto jurídicas no âmbito da Delegacia da Receita Federal em Caruaru) e lavagem do dinheiro com compra de imóveis registrados em nome de “laranjas”.

Segundo a Polícia Federal, o patrimônio que o servidor investigado conseguiu levantar com as fraudes pode ter chegado a R$ 12 milhões, “totalmente incompatível com o seu salário de funcionário público federal”. Dentre os mais de 40 bens investigados com suspeita de irregularidades estão: edifícios de luxo, lotes em condomínio, pousadas e casas de veraneio localizados em Caruaru (PE), Gravatá (PE), Recife, Jaboatão (PE), Maragogi (AL) e Maceió, além de vários carros de luxo.

 

Edição: Lílian Beraldo