Frente fria deixa o tempo instável na Região Sul

12/05/2011 - 13h39

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Uma frente fria está sobre o oceano, na altura da costa do Sul do país, deixando o tempo instável em toda a região. O último boletim do serviço de meteorologia do Paraná, (Simepar) informa que, por se tratar de um sistema de fraca atividade, as chuvas serão fracas e isoladas no estado, principalmente à tarde.

Segundo o meteorologista Tarcízio Valentin, áreas de instabilidade atuam nesta quinta-feira (12) no Norte da Argentina e no Sul do Paraguai. “Há um aumento da nebulosidade na região compreendida entre os municípios de Foz do Iguaçu e Barracão, ao longo da fronteira com a Argentina”, disse.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um dia nublado com pancadas de chuvas apenas no leste do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul o dia está nublado e há possibilidade de chuva em áreas isoladas.

Podem ocorrer pancadas de chuva até o final do dia no Amazonas, Pará, Amapá, em Roraima e no Acre. Deve chover também em Rondônia e no norte, centro e oeste de Tocantins.

No Maranhão – onde os temporais dos últimos dias deixaram 4,1 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e 13 municípios decretaram estado de emergência – deve chover forte hoje apenas no norte do estado. Em São Luís, Caxias, Bacabal, Pedreiras e Trizidela do Vale podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas.

A Coordenadoria da Defesa Civil do estado (Cedecma) pede à população residente em áreas de risco que se mantenha em alerta e entre em contato com o órgão para que técnicos analisem o grau de vulnerabilidade desses locais.

Edição: Juliana Andrade