Estado de São Paulo prorroga por mais uma semana campanha de vacinação contra gripe

13/05/2011 - 12h51

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo recomendou aos municípios paulistas que prorroguem a campanha de vacinação contra gripe, que acabaria hoje (13), até a próxima sexta-feira (20). A recomendação foi feita porque muitas pessoas que deveriam se vacinar ainda não foram imunizadas.

A campanha de vacinação contra a gripe começou no último dia 25. Até agora, 3,7 milhões de pessoas foram imunizadas em São Paulo. Segundo o governo paulista, 60,7% das gestantes do estado não tomaram a vacina. Entre as pessoas com 60 anos ou mais, 45,1% não receberam a dose. Já entre os bebês de 6 meses a 2 anos de idade, 40,6% ainda não foram imunizados.

Pessoas que estejam em algum desses três grupos e ainda não foram vacinadas devem comparecer a postos de saúde do estado. Profissionais da saúde e indígenas também devem tomar a vacina. Os postos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Na capital paulista, a vacinação é feita também durante os fins de semana. As salas de vacina do Instituto Pasteur (Avenida Paulista, 393) e dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos.

Neste ano, as doses da vacina vão imunizar a população, pela primeira vez, também contra o vírus causador da influenza A (H1N1) – gripe suína. Esse tipo da doença se disseminou pelo mundo em uma pandemia no ano de 2009.

Edição: Juliana Andrade