Ex-ministros estão reunidos com Dilma para tentar adiar votação do Código Florestal

24/05/2011 - 12h13

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Oito ex-ministros de Meio Ambiente estão reunidos com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para entregar uma carta em que pedem o adiamento da votação do texto que reforma o Código Florestal e contestam pontos considerados críticos. Entre eles estão Marina Silva (PV-AC), Carlos Minc, ambos ex-ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e Rubens Ricúpero, ex-ministro no governo do ex-presidente Itamar Franco..

A carta assinada por dez ex-ministros e divulgada ontem (23) afirma que o novo código é incoerente com o processo histórico do país. “Não vemos na proposta de mudanças do Código Florestal aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados em junho de 2010, nem nas versões posteriormente circuladas, coerência com nosso processo histórico, marcado por avanços na busca da consolidação do desenvolvimento sustentável. Ao contrário, se aprovada qualquer uma dessas versões, o país agirá na contramão de nossa história e em detrimento do nosso capital natural.”

Ontem (23), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a presidenta Dilma Rousseff está disposta a vetar parte das mudanças no Código Florestal caso o governo não consiga fechar um acordo para votação no Congresso em alguns pontos críticos da proposta de mudanças na lei.

Dilma não concorda com a possibilidade de anistia para quem desmatou ilegalmente e não abre mão da obrigatoriedade da reserva legal e da recomposição de áreas de preservação permanente (APPs), segundo a ministra.

Edição: Talita Cavalcante