Palocci está prestando as explicações necessárias aos órgãos de controle, diz presidenta

26/05/2011 - 15h19

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff saiu hoje (26) em defesa do chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministro Antonio Palocci, afirmando que ele está prestando aos órgãos de controle as explicações necessárias sobre sua evolução patrimonial nos últimos quatro anos.

Dilma também falou sobre a denúncia feita por deputados do PSDB de que Palocci teria favorecido a empresa WTorre, que usou os serviços da consultoria do atual chefe da Casa Civil. “Sobre a questão da devolução dos impostos da empresa WTorre, a Fazenda demorou em certo tempo, em torno de dois anos, e a Justiça determinou à Fazenda o pagamento da restituição devida à empresa. Não se trata, de maneira alguma, de manipulação. Lamento que um caso como este esteja sendo politizado”, afirmou a presidenta, após cerimônia no Palácio do Planalto.

Ontem (25), o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira, apresentou documentos que sugeriam que a Receita Federal teria dado prioridade à empreiteira WTorre na análise de dois pedidos de restituição. Dois pagamentos foram liberados quase simultaneamente, mas, de acordo com o partido, um deles tinha sido protocolado quase um ano antes do outro.

O Ministério da Fazenda divulgou nota alegando que o pagamento das restituições do Imposto de Renda à empreiteira WTorre ocorreu por determinação da Justiça. Na nota, o ministério informou que cumpriu liminar da 22ª Vara Federal Cível de São Paulo, concedida em agosto do ano passado.

Edição: Nádia Franco