Pelo menos 20 pessoas morrem em conflitos no Iêmen

30/05/2011 - 8h29

Da Agência Lusa

Brasília - Pelo menos 20 pessoas morreram, na madrugada de hoje (30), no Iêmen. Os confrontos se acirraram entre manifestantes contrários ao governo e forças de segurança, na Praça de Taëz, na capital Sanaa. Segundo os organizadores dos protestos, os agentes de segurança atacaram durante a noite usando tanques e blindados.

Os ataques, de acordo com os organizadores das manifestações, ocorreram na Praça da Liberdade, onde os manifestantes estão acampados desde janeiro. Segundo relatos, militares incendiaram as barracas dos manifestantes e prenderam várias pessoas que tentavam escapar.

Os manifestantes reivindicam a renúncia do presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh. Os protestos são inspirados nas revoltas que levaram às saídas dos então presidentes da Tunísia, Ben Ali, e do Egito, Hosni Mubarak.

Os conflitos ocorreram depois de fracassado o acordo de transição mediado pelos países vizinhos do Iêmen. O Conselho de Cooperação do Golfo, formado por países da região que exportam petróleo, foi responsável por criar o acordo de transição de poder, mas Saleh rejeitou a proposta três vezes.