Troca do comando da Telebras é para "fortalecer a empresa", diz ministério

31/05/2011 - 19h38

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério das Comunicações divulgou há pouco um comunicado ao mercado informando a saída de Rogério Santanna da presidência da Telebras e a substituição dele por Caio Bonilha, atual diretor Comercial da empresa. Segundo a nota, a mudança tem como objetivo “fortalecer a empresa e sua relação institucional com o Ministério das Comunicações, a fim de propiciar melhores condições para o cumprimento de sua missão no âmbito do Plano Nacional de Banda Larga”.

O comunicado diz que o ministro Paulo Bernardo agradeceu Santanna pelo papel no restabelecimento das atividades da Telebras, “o que a tornou novamente um instrumento para execução de políticas públicas no setor de telecomunicações”.

Santanna disse, após conversar com o ministro, que não esperava ser demitido. “O governo anunciou que vai fazer alguns ajustes na Telebras e não tinha me falado nada. Hoje eu descobri que o ajuste é a minha saída. Devo ter provocado alguma insatisfação em setores que não enxergam no Plano Nacional de Banda Larga um bom projeto”.

A nomeação de Bonilha será efetivada na reunião do Conselho de Administração da Telebras, marcada para amanhã (1º). O novo presidente é engenheiro especializado em tecnologias, negócios e estratégias para empresas de telecomunicações e energia. Ele é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) com especialização pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Edição: Vinicius Doria