Greve parcial dos ferroviários em São Paulo deixa circulação dos trens mais lenta

01/06/2011 - 12h10

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil


São Paulo – A greve parcial dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), iniciada hoje (1º) a meia-noite, tem afetado muitos usuários que usam diariamente esse tipo de transporte. Os passageiros enfrentam atrasos nas viagens porque o intervalo entre a chegada dos trens tem durado quase o dobro do tempo de dias normais – de 15 a 25 minutos.

Por meio de nota, a CPTM informou que duas das seis linhas não estão operando. O comunicado também informa que, para minimizar os transtornos aos passageiros, a companhia acionou uma operação de transporte gratuito com ônibus.

Segundo o presidente de um dos quatro sindicatos que representam os trabalhadores, Eluiz Alves, o movimento foi suspenso, temporariamente, na maior parte das linhas com a expectativa de que haja um acordo. Ele informou que a negociação envolve cerca de 7 mil trabalhadores e que os sindicatos estão pleiteando reajuste de 8,71% enquanto a oferta patronal limitou-se a 3,07%. Alves representa os ferroviários do trecho entre Rio Grande da Serra e Jundiaí.

Em audiência realizada ontem (31) na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Justiça determinou que a categoria mantenha 90% da frota em operação nos horários de pico e 70% em circulação nos demais horários.

Já os trabalhadores do metrô devem se reunir amanhã (2), às 18h30, em assembleia para decidir sobre a paralisação. De acordo com diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários, Ciro Moraes dos Santos, a greve prevista para hoje foi suspensa para aumentar a mobilização em busca de uma proposta melhor por parte do governo. Ele informou que os trabalhadores pedem um reajuste de 11% - a oferta foi 8%.

 

Edição: Lílian Beraldo