Rússia suspende temporariamente importações de carne de mais de 80 frígoríficos brasileiros

02/06/2011 - 14h08

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) informou que suspenderá temporariamente, a partir de 15 de junho, as importações de produtos de origem animal de 85 frigoríficos localizados nos estados de Mato Grosso, do Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo a autoridade russa, as unidades não conseguiram atender os requerimentos da união alfandegária.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou que já recebeu a notificação e que o problema está sendo discutindo internamente neste momento. No entanto, ainda não há uma previsão de resposta sobre o caso. A Rússia é o maior mercado comprador do Brasil.

Há duas semanas, o vice-presidente da República, Michel Temer, liderou uma missão brasileira à Rússia e, entre os assuntos discutidos, estava o embargo russo, no final de abril, a oito frigoríficos nacionais. O ministério informou que, na ocasião, foi acordado que o governo brasileiro enviaria mais informações e faria novas auditorias em todas as indústrias de carne bovina, suína e de aves habilitadas a exportar para a Rússia.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura há duas semanas, o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, e o chefe do Serviço Veterinário da Rússia, Sergei Dankvert, acertaram que depois das inspeções, o governo brasileiro encaminharia uma avaliação global sobre os frigoríficos, que seria, então, discutida em nova rodada de trabalho. A decisão russa vem, no entanto, antes que o trabalho tenha sido concluído.

Edição: Graça Adjuto