Ministra do Meio Ambiente crê no diálogo para superar diferenças em torno do Código Florestal

07/06/2011 - 16h04

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, está convicta de que o diálogo político entre o governo e o Senado será capaz de corrigir imperfeições no texto do Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados. “Tenho a firme convicção de que o diálogo político levará a soluções próprias em torno de uma legislação ambiental forte, que não seja questionável, que ajude a regularizar situações do passado e crie bases para uma agricultura e manejo florestal sustentáveis. Tenho convicção de que o diálogo vai conseguir corrigir eventuais imperfeições”.

A declaração da ministra foi feita após um evento preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Palácio do Planalto. A presidenta Dilma Rousseff, em discurso, afirmou que não irá “negociar a questão do desmatamento”, sem fazer uma referência direta às discussões em torno da aprovação do Código Florestal. Segundo a ministra, a declaração de Dilma foi a confirmação do compromisso assumido por ela de não permitir o desmatamento no país.

Sobre o decreto que prorrogou até o dia 11 de junho o prazo de suspensão de multas dos produtores rurais, a ministra se limitou a responder que o assunto está sendo tratado internamente e que ainda esta semana haverá uma reunião no Palácio do Planalto para tratar do tema. Com o fim do prazo do Decreto 7.029/09, milhares de produtores rurais estariam enquadrados como contraventores das regras ambientais e, dessa forma, sujeitos às penalidades previstas em lei.

Edição: Vinicius Doria