Rio tem local para construir 75 mil habitações para moradores de áreas de risco

07/06/2011 - 22h47

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Levantamento feito pela Secretaria Estadual do Ambiente indica que o estado do Rio de Janeiro possui áreas para a construção de cerca de 75 mil habitações. Segundo o secretário do Ambiente, Carlos Minc, o número é suficiente para abrigar moradores realocados de áreas de risco, como encostas e beiras de rios. O secretário proferiu uma palestra nesta terça-feira na abertura da Semana do Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo aponta que há 39 terrenos no estado, sendo 14 nas zonas norte e oeste da capital, quatro em Itaboraí e em Itaguaí, na região metropolitana e 20 em municípios da região serrana. O estudo também constatou que as áreas possuem capacidade de abrigo para aproximadamente 350 mil pessoas.

O secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, disse que analisará os próximos passos a serem tomados após o recebimento do estudo completo. “Com relação ao estudo, feito pelo Inea [Instituto Estadual do Ambiente], eu recebi o anúncio feito pelo secretário do Ambiente, pela imprensa. Ele informou que futuramente encaminhará à área de infraestrutura do estado para as secretarias de Habitação e Obras para que se possa fazer uma avaliação técnica”.

Picciani também informou que o défcit atual do estado do Rio é de 450 mil moradias. E que atualmente os moradores de áreas de risco são realocados em habitações construídas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
 

 

Edição: Rivadavia Severo