Ministério envia remédios para cidades de Roraima afetadas por enchente

09/06/2011 - 19h41

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde enviou hoje (9) a Roraima 7 toneladas de medicamentos, destinado ao atendimento dos municípios afetados por enchentes. A pasta alertou a população local para o risco de leptospirose e acidentes com animais peçonhentos.

Os 15 pacotes contendo antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, cateteres e seringas devem atender um total de 7,5 mil pessoas por um período de três meses.

Na próxima semana, a pasta vai enviar seis kits para diagnóstico rápido de doenças – três para leptospirose e três para rotavírus, um dos principais causadores de diarreia, sobretudo em crianças. Ao todo, 540 exames poderão ser realizados com o material.

A orientação do ministério é de que a água para consumo humano seja filtrada por meio de um coador de papel ou um pano limpo, e fervida por 3 minutos. Caso não seja possível ferver, a recomendação é pingar duas gotas de hipoclorito de sódio em cada litro de água e deixar a solução agir por 15 minutos.

Em caso de acidente com animais peçonhentos, a orientação é lavar o local da picada com água e sabão, não amarrar a parte do corpo machucada, não sugar ou aplicar qualquer tipo de substância e manter a vítima em repouso até a chegada do socorro.

Em relação à leptospirose, é preciso ficar atento aos sintomas da doença – febre, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente na panturrilha. Os sinais podem surgir até 40 dias após o contato com a água contaminada.

 

 

Edição: Rivadavia Severo