Inflação na China atinge nível mais alto em 34 meses

14/06/2011 - 9h36

Da BBC Brasil

Brasília - A inflação na China atingiu o nível mais alto em 34 meses. A Agência Nacional de Estatísticas da China informou hoje (14) que os preços no país tiveram um aumento médio de 5,5% de 2010 até maio. A conclusão ocorre em meio aos esforços do governo para conter o superaquecimento da economia.

De acordo com os dados, os preços dos alimentos foram o principal fator que pressionou a taxa para cima, com uma alta anual de 11,7% até maio. Alguns analistas preveem novos aumentos da inflação nos próximos meses, passando a barreira dos 6%.

A elevação dos preços dos alimentos e das commodities se reflete no aumento do custo de vida na China e se transformou uma questão política de relevância no país. As autoridades chinesas dizem que o combate aos aumentos dos preços é uma das grandes prioridades do governo, que estabeleceu como meta manter a inflação abaixo de 4% neste ano.

O Banco Central da China elevou as taxas de juros quatro vezes desde outubro, em um esforço para conter o crédito e a alta da inflação. Segundo analistas, os dados divulgados hoje indicam um novo aumento nas taxas de juros na próxima semana.