Portal e-Democracia da Câmara abre espaço para debater propostas de enfrentamento às drogas

15/06/2011 - 20h38

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O portal e-Democracia da Câmara, relançado hoje (15), passará a contar com um novo espaço para discussão: a Comunidade Políticas Públicas de Combate às Drogas. Trata-se de mais um instrumento para contribuir no enfrentamento a esse grave problema, disse o presidente da Casa, Marco Maio (PT-RS), durante solenidade que reuniu os integrantes da comissão especial criada para elaborar propostas de tratamento aos dependentes químicos e de prevenção e repressão ao consumo e ao tráfico de drogas e representantes do governo e da sociedade, como a autora de novelas Glória Perez.

Segundo Marco Maia, o e-Democracia será um instrumento que incentivará os grandes debates que levaram às transformações esperadas pela sociedade. “Um dos primeiros grandes debates a ser promovido será sobre o combate as drogas”. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, apenas com a participação popular o Brasil será capaz de resolver seus problemas.

“O portal e-Democracia é mais um instrumento criado para aproximar o cidadão do debate legislativo e permitir que as contribuições da sociedade ajudem a constituir novas leis que possam dar respostas à população”, disse Marco Maia.

O relator da comissão especial, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), elogiou o relançamento do portal e disse que ele será importante para que a sociedade se manifeste sobre medidas a serem adotadas no combate às drogas. Esse tipo de iniciativa é muito valiosa e é mais um canal para debater o assunto, acrescentou Glória Perez.

Carimbão lembrou que a comissão está analisando 97 projetos que tramitam na Câmara com propostas para enfrentar o problema das drogas. Segundo ele, estão sendo ouvidos os vários segmentos da sociedade em todos os estados para fazer um diagnóstico da situação. “Quero ter um diagnóstico para saber quais as ferramentas que estão sendo usadas pelos governos federal, estaduais e municipais para resolver o problema das drogas, com medidas de combate, repressão e reinserção”.

Edição: João Carlos Rodrigues