Diretora do Programa Alimentar Mundial elogia escolha de Graziano para FAO e defende parcerias

27/06/2011 - 16h49

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A diretora executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM), Josette Sheeran, elogiou hoje (27) a escolha do ex-ministro José Graziano da Silva como novo diretor-geral Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), no período de janeiro de 2012 a julho de 2015.

Segundo ela, a eleição de Graziano é o reconhecimento das conquistas do Brasil no combate à fome e à desnutrição. “É justa [a escolha] e faz todo o sentido que um cidadão brasileiro chefie a FAO no momento em que a segurança alimentar global enfrenta grandes desafios e ameaças", disse ela.

Josette Sheeran acrescentou que o PAM vai atuar em parceria com a FAO e com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) na busca por soluções para o fim da fome em situações de emergência e, a longo prazo, por medidas duradouras. "O trabalho que o PAM e a FAO desenvolvem para integrar os pequenos agricultores no mercado e o nosso enfoque em proteger as comunidades vulneráveis dos efeitos das alterações climáticas serão vitais para os próximos anos", disse.

Ontem (26), Graziano foi eleito com 92 dos 180 votos para diretor-geral da FAO. Ele disputou com o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol Miguel Angel Moratinos, que atualmente é subdiretor da organização para a América Latina e o Caribe.

Graziano foi titular do Ministério da Segurança Alimentar do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e responsável pela implantação do Programa Fome Zero. Formado em agronomia e com pós-doutorado em estudos latino-americanos pela Universidade da Califórnia, Graziano defende parcerias por meio de programas mundiais bem-sucedidos que serão usados como meios para atenuar tensões e conflitos.

*Com a agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Edição: Lana Cristina