Rio de Janeiro prorroga vacinação contra o sarampo até o dia 30 deste mês

20/07/2011 - 17h27

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A vacinação contra o sarampo foi prorrogada até o dia 30 de julho no estado do Rio de Janeiro. O prazo terminaria na próxima sexta-feira (22), mas será estendido devido a baixa cobertura, equivalente a 71,70% da meta. A Secretaria Estadual de Saúde informou hoje (20) que na nova data será realizado um Dia D contra a doença e que a expectativa é atingir a vacinação de 1 milhão de crianças com idades entre 1 e 7 anos, o que corresponde a 95% do público alvo.

O superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, alertou que as crianças devem receber a vacina tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo) e que a vacina é a única medida para impedir a reintrodução do vírus no estado.

Para Chieppe, a baixa cobertura vacinal no Rio de Janeiro pode ser justificada pela época em que a campanha foi feita. “Algumas ações que fazíamos nos anos anteriores, como a vacinação em escolas e creches, foram prejudicadas por causa da coincidência com o calendário de férias escolares. Estamos desenvolvendo algumas ações conjuntas com os municípios, nessa reta final, para alavancar a cobertura do estado e tentar alcançar 95% [do público alvo]”.

Além do Rio de Janeiro, a vacinação contra o sarampo ocorre, até o dia 22 de julho, em Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, no Rio Grande do Sul, Ceará e na Bahia estados onde é grande o fluxo de pessoas que entram e saem do país nas férias. O sarampo está erradicado no Brasil, mas foi detectada uma epidemia da doença em países da Europa, como a França.

No Rio, a Secretaria de Saúde do município promoveu a vacinação de taxistas e de pessoas que trabalham no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Os sintomas são tosse seca, febre, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas ao respirar, falar e tossir.
 

 

Edição: Rivadavia Severo