Atividade econômica cresce 0,5% em maio, aponta Serasa

25/07/2011 - 13h59

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A atividade econômica no país cresceu 0,5% em maio ante abril, já descontadas as influências sazonais, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação entre maio deste ano e igual período do ano passado, houve crescimento de 3,2%. Já nos últimos 12 meses, a expansão chega a 5,1%.

Segundo a Serasa, em maio, a indústria foi o setor que puxou o crescimento da atividade econômica no país. A soma do valor dos bens produzidos e vendidos aumentou 2,8% ante abril. Já o setor de serviços cresceu 0,7% e a agropecuária, 0,2%.

Com o crescimento de 0,5% em maio, a atividade econômica no trimestre encerrado naquele mês apresentou alta de 0,7%. No trimestre encerrado em abril, o crescimento havia sido maior, 1%.

Isso, de acordo com os economistas da Serasa, é reflexo da desaceleração da economia. “Este resultado revela que as medidas fiscais e monetárias começam a produzir uma trajetória de desaceleração na economia, na linha com as necessidades de se promover a convergência da inflação à sua meta”, informaram em nota.

Na comparação entre maio de 2010 e maio de 2011, o setor de serviços foi o que mais cresceu: 3,9%. A indústria vem em segundo, com 2%, seguida da agropecuária, com 0,8%.

Já nos últimos 12 meses, a indústria cresceu 5%; o setor de serviços, 4,4%; e a agropecuária, 4%.

Edição: Juliana Andrade