Pimentel: Brasil está preparado para enfrentar crise econômica mundial, mas precisa ter cautela

05/08/2011 - 15h46

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje (5) que o Brasil é um dos países mais bem preparados para enfrentar a crise econômica mundial. Segundo ele, no entanto, é preciso que o país tenha cautela ao lidar com a situação.

“O ministro Guido [Mantega, da Fazenda] falou bem sobre isso. Não é que não temos nada a temer. Nós estamos preparados. Acho que o Brasil é um dos países do mundo que está mais bem preparado para enfrentar a crise. Agora, crise é crise. A gente tem que ter cautela”, disse Pimentel.

O ministro participou hoje (5) no Rio de Janeiro do 1º Fórum Conteúdo Local, que tratou sobre o conteúdo nacional na indústria petrolífera. No discurso, Pimentel disse que a atual crise mundial está mostrando uma mudança do eixo geoeconômico dos países do Norte para as nações emergentes.

Segundo Pimentel, o Brasil tem todas as condições para assumir um papel relevante nessa nova configuração do mundo, porque tem um mercado consumidor interno, recursos naturais e segurança institucional, por se tratar de uma democracia.

Ao término do evento, Pimentel também comentou a mudança no comando do Ministério da Defesa, com a saída de Nelson Jobim e a entrada do ex-chanceler Celso Amorim. “O ministro Celso Amorim é uma pessoa que tem extrema habilidade e competência, que já é testado na vida pública brasileira. É um quadro muito respeitável. Lamento a saída do Jobim, que é uma pessoa muito competente também.”

Edição: Juliana Andrade