Integrantes das Farc atacam campo petrolífero

08/08/2011 - 12h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) atacaram um campo de petróleo da empresa Alange Energy Corp, na região da fronteira do território colombiano com o venezuelano. Foi o terceiro ataque em menos de uma semana. Por enquanto, não há informações sobre vítimas. Militares do Exército verificam os danos materiais.

De acordo com relatos preliminares, os integrantes das Farc explodiram um dos locais de extração de petróleo. Em seguida, os guerrilheiros atearam fogo a um tanque de armazenamento no qual estavam 400 barris de petróleo.

O chefe da segurança na região, o general Pedro Soto, disse que o ataque ocorreu nas últimas horas, e foi mais intenso em uma fazenda próxima à cidade de Tibu, na fronteira com a Venezuela. No local, houve um incêndio que teve de ser controlado pelos militares.

Segundo o oficial, na semana passada houve dois ataques no departamento (estado) de Caquetá. De acordo com Soto, um trabalhador foi morto e cinco civis ficaram feridos.

Ontem (7) ao comemorar um ano de governo, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou que vai investir mais em segurança e aumentar a pressão contra a ação dos guerrilheiros no país.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex, e da Presidência da República da Colômbia // Edição: Juliana Andrade