Prêmio Betinho incentiva iniciativas sociais no país

09/08/2011 - 8h27

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) e a Rede de Mobilizadores lançam hoje (9) a quarta edição do Prêmio Betinho-Atitude Cidadã. O objetivo é divulgar as iniciativas criadas em  todo o país para  melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda ou das localidades onde essas próprias pessoas moram.

O lançamento da premiação coincide com  a data da morte do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Ele foi o criador do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, em 1993, considerado um dos mais inovadores e importantes movimentos sociais do Brasil, e um dos fundadores do Coep.

Na avaliação do presidente do Coep, André Spitz, o principal objetivo “é valorizar as ações de tantas pessoas que desenvolvem  projetos e iniciativas super interessantes e que nem sempre têm uma visibilidade adequada”.

Spitz disse que este ano, por meio do prêmio, pretende-se criar um cadastro de boas práticas implementadas no país, de modo a permitir que as pessoas possam entrar em contato e trocar experiências.

O Prêmio Betinho-Atitude Cidadã é promovido desde 2008. Ele visa, também, frisou Spitz, a “valorizar a ideia de que existem muitos “Betinhos” por aí e que a gente precisa manter vivo o sonho de poder, efetivamente, viver em um país sem pobreza, sem miséria”.

No Mapa de Atitudes Cidadãs, qualquer pessoa poderá inscrever sua iniciativa ou uma ação que conheça. A partir deste ano, esse cadastro servirá também como base de dados para a escolha de candidatos ao prêmio.

Os candidatos são indicados pela Rede Coep, formada por organizações de 27 estados e 29 municípios. Eles são escolhidos com base  nas ações sociais que realizam de forma direta ou indireta, em parceria com instituições. A votação poderá ser feita pela internet no candidato local ou regional e se estenderá até o dia  20 de novembro, quando serão divulgados os vencedores.  

A premiação deste ano começa com  21 locais indicados pela Rede Coep, o que representa cerca de 60 municípios, revelou André Spitz. O presidente do Coep estima que o número de iniciativas concorrentes deverá crescer ao longo do tempo, superando inclusive o resultado registrado em 2010, quando o prêmio recebeu 56 mil votos e destacou 33 pessoas de diferentes municípios.

O troféu aos vencedores traz uma caricatura de Betinho, confeccionada pelo cartunista Ique.

Edição: Graça Adjuto